OBESIDADE

A melhor forma de evitar a obesidade nos animais, que é o distúrbio nutricional mais comum em sociedades evoluidas como a nossa em termos de cães e gatos, é a prevenção. É mais comum nas idades avançadas e nas fêmeas. Os animais obesos têm um excedente de peso em mais de 15% e uma incidência muito mais elevada de artrites , doenças cardíacas , diabetes, e um aumento dos riscos em reprodução.
A maioria das pesquisa em seres humanos e animais sugere que o aumento de peso diminui a esperança média de vida.

Em alguns animais de estimação, particularmente os gatos, um abdómen grande e descaído podem indicar obesidade . É importante que recorra ao seu médico veterinário habitual para verificar se sendo obeso sofre de alguma das doenças que foram referidas anteriormente.

Como pode o seu animal de estimação perder o peso? Se o seu animal tem excesso de peso pode através de uma dieta indicada por um médico veterinário que pode incluir alimentação específica e uma mudança no estilo de vida do seu animal e no do dono, no caso da obesidade provocada por sedentarismo, reverter a situação. Evite dar guloseimas por sistema bem como efectuar a mesma alimentação que os donos ou recorrer a restos, que não é de forma alguma uma alimentação saudável.
000webhost logo