PARA QUE VACINAR? E O QUE É A VACINA?

Esta é sem dúvida a primeira barreira contra as doenças. Para manter o seu amigo saudável é necessário antes de tudo tê-lo vacinado. È simples e pode poupar-lhe muitas visitas ao Veterinário e até mesmo a vida do seu amigo.
O que é uma vacina?
A palavra vacina foi usada a primeira vez em honra do médico Edward Jenner. O conceito de usar uma pequena infecção para proteção causada por um organismo relacionado, foi desenvolvido por cientista francês, Louis Pasteur.


Que vacinas são necessárias nos cães e nos gatos?
Dependendo da localidade onde mora, algumas infecções podem ser mais ou menos frequentes. O seu veterinário pode analisar os riscos nas suas circunstâncias e aconselhá-lo sobre o programa de vacinação.

Os cães e gatos precisam tomar várias doses de vacinas. A primeira dose é a dose de preparação e o chamado reforço faz com que a resposta seja maior e a imunidade se torne mais longa.

A vacina cura a doença?
Não, a vacina tem um efeito preventivo, que demora cerca de 12 dias a atingir um nível adequado. O animal não deve ser vacinado se estiver doente. Alguns animais podem ter reações ao excipiente das vacinas. Caso note inchaços ou dificuldade de respirar deve entrar em contato imediato com o seu Veterinário.
A revacinação anual é essencial.
Tenha consciência que qualquer animal que você encontre na rua pode não estar vacinado, e o fato de o seu animal não sair de casa não impede que ele contraia uma doença. Você mesmo pode levar a doença até o seu amiguinho.
000webhost logo