SEU FILHOTE

Os filhotes dormem aproximadamente 80% do tempo e ao nascer não enxergam. Os olhinhos irão abrir na segunda semana de vida. Os dentes de leite surgem a partir dos 25 dias. Os definitivos aparecem entre 3 e 5 meses. O desconforto causado pela erupção dos dentinhos podem ser aliviados com brinquedos desenvolvidos para este fim.

A pelagem é proteção natural contra o frio e a umidade. Os cães e gatos trocam de pelos 3 a 4 vezes por ano. Os filhotes são muito curiosos. Você deve evitar que lambam o seu rosto pois apesar de ser um gesto de carinho, você não sabe o que mais ele andou lambendo.

O primeiro cio das fêmeas pode ocorrer a partir dos cinco meses de idade e se manifestará duas vezes ao ano. A audição dos cães é muito superior a nossa. Portanto, não é necessário gritar com eles.

Nem sempre cães e gatos com focinho quente estão com febre. A maneira ideal de medir a temperatura de seu animal é a retal, utilizando termômetro adequado. A temperatura normal de um cão ou gato adulto oscila entre 38 e 39 graus centígrados.
As pulgas são os parasitas externos mais freqüentes, responsáveis por causar coceiras, desconforto, reações alérgicas e transmissão de vermes.
Elas encontram-se, em sua maioria, no ambiente em que o filhote vive (caminhas, tapetes, assoalhos de madeira etc) . Por isso, para obter resultados efetivos no controle das pulgas deve-se tratar o animal e o ambiente simultaneamente.

Os carrapatos e piolhos também são parasitas externos que podem transmitir doenças. Examine seu cão e gato periodicamente e se for o caso peça ajuda a seu veterinário para exterminar com estes parasitas.

A maioria dos cães e gatos nascem com vermes. São transmitidos aos filhotes através da placenta da mãe, ou durante o aleitamento. Felizmente estas infestações são fáceis de prevenir e tratar. Por isso, esteja atento se seu filhote apresentar algum destes sinais: fraqueza, diarréia ou vômito; perda de peso sem alteração de apetite; abdômen distendido; filamentos de sangue, muco ou estruturas semelhantes a sementes de melão nas fezes; comportamento estranho, como o de esfregar o ânus no chão.

Previna estas doenças através de um programa periódico de desverminação prescrito pelo seu veterinário. Em geral é recomendado iniciar nas primeiras semanas de vida. Tome cuidado ao mexer nas fezes pois algumas verminoses podem ser transmitidas ao homem. Não esqueça de lavar sempre as mão após executar as tarefas de higiene.
000webhost logo